Instituto Alana

Instituto Alana

ENTREVISTA

Núcleo de Recreação e Cultura
Há três anos como coordenadora do Nureca, a pedagoga Patrícia Lacombe nos contou sobre o trabalho e avanços do núcleo e suas realizações pessoais na função. Confira na entrevista abaixo.


O que é o Nureca?
É o Núcleo de Recreação e Cultura do Espaço Alana, que educa através da mediação cultural promovida por uma variedade de 12 (doze) linguagens artísticas e esportivas, orientado por uma abordagem sócio-critica e pela educação democrática.

Quantas crianças são atendidas pelo Núcleo? E qual é a faixa etária?
340 Crianças e adolescentes de 06 (seis) a 15 (quinze) anos de idade.

Basicamente, qual é a rotina das crianças dentro da Instituição?
Entrada, cantos, 3 (três) aulas distintas, distribuídas em 4 (quatro) horas de atendimento no contra-período escolar diariamente; e um dia de prática de assembléia escolar por quinzena.

Por que trabalhar linguagens de expressão?
As linguagens expressivas são facilitadoras de aprendizagens relevantes na vida dos alunos, que compõe habilidades necessárias para o sucesso na aquisição de novos conhecimentos e na formação pessoal e social das crianças e adolescentes.

Que avanços você consegue perceber na vida das crianças atendidas?
Uma mudança significativa na comunicação; clareza e expressão de idéias; capacidade reflexiva e de argumentação; aumento da criatividade; desenvolvimento de olhar sensível e flexível que contribuem, inclusive, na gestão de conflitos e dilemas pessoais.

Quais são as suas realizações pessoais como coordenadora deste núcleo?
Sinto-me satisfeita e orgulhosa de estar à frente da imensa responsabilidade, não apenas da condução do êxito, mas da participação ativa de cada processo que caracteriza a transformação social; via educação, poesia, arte e cultura. Nesse lugar, faço uso pleno de todas as aprendizagens, estudo e pesquisa a que me dediquei no percurso profissional e invariavelmente sou convidada pela própria dinâmica do dia a dia, a pensar, repensar e atribuir novos significados ao acomodado.
Saber, que de alguma forma, eu tenho a oportunidade e o privilégio de experimentar e conhecer diferentes formas de agir e pensar na vida, ampliar meus conhecimentos, trocas e compartilhar, na construção de um sistema mais coerente e de histórias de sucesso, utilizando como ferramenta a delicadeza e singeleza da arte é sem duvidas, emocionante.
Conto, com uma equipe coesa, consistente e implicada no mesmo objetivo e desafio, o que faz o nosso trabalho ser eficiente, de qualidade e prazeroso.
Loading...
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

National Geographic POD