O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, em parceria com a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), realiza anualmente o Concurso de Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso através do Programa InFormação. Os estudantes contemplados, após um processo de seleção, recebem o apoio mensal no valor de R$ 350,00, durante um semestre, para a realização da pesquisa de graduação, além de acompanhamento virtual do processo através de um e-group criado para troca de informações, sugestões e dúvidas.
Nesta edição foram selecionados 7 estudantes, das 69 inscrições recebidas de mais de 50 instituições de todo o país. Os trabalhos apresentam-se sobre o tema eixo "Criança, Consumo e Mídia" e sobre os subtemas "A relação entre a publicidade e a expansão do consumo das classes C e D no Brasil" e "Desafios para a autorregulamentação da Publicidade". Os trabalhos serão desenvolvidos durante o segundo semestre de 2010.
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Confira os títulos contemplados nesta edição abaixo.
TEMA: CRIANÇA, CONSUMO E MÍDIA
Efeitos persuasivos da mídia: Uma análise das estratégias utilizadas pelas propagandas em programas infantis
por Lucas Soares Caldas
Curso: Psicologia
Orientador: Fábio Iglesias
Instituição de Ensino Superior: Universidade de Brasília (DF)
Um estudo sobre a construção da imagem da infância brasileira na publicidade voltada ao público adulto
por Ramona Carmelina Heldt
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Orientadora: Saraí Patrícia Schmidt
Instituição de Ensino Superior: Universidade Feevale (RS)
Garotas-Propaganda: Influências da publicidade no comportamento das pré-adolescentes
por Savana de Carvalho Caldas
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Orientador: José Francisco Serafim
Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal da Bahia (BA)
TEMA: A RELAÇÃO ENTRE A PUBLICIDADE E A EXPANSÃO DO CONSUMO DAS CLASSES C E D NO BRASIL
Recepção da publicidade por crianças de classe alta e baixa: da resistência aos cinco anos para a consolidação dos valores de consumo na adolescência
por Thalita Bruck
Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Orientadora: Roseméri Laurindo
Instituição de Ensino Superior: Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC)
O Design Gráfico no desenvolvimento de projetos publicitários para as classes de baixa renda: análise das mídias impressas das lojas de varejo Ricardo Eletro e Casas Bahia
por Thiago Augusto Nicolini Silva
Curso: Design Gráfico
Orientadora: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Instituição de Ensino Superior: Universidade do Estado de Minas Gerais (MG)
TEMA: DESAFIOS PARA A AUTORREGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE
Publicidade Infantil: Limites e proibições à luz dos direitos da criança no ordenamento jurídico face à ineficiência da autorregulamentação
por Daniele Freitas da Silva
Curso: Direito
Orientador: Igor Rodrigues Britto
Instituição de Ensino Superior: Faculdade de Direito de Vitória (ES)
A regulação da publicidade dirigida a crianças e adolescentes
por João Marcos Gomes Lessa
Curso: Direito
Orientador: Sandro Alex de Souza Simões
Instituição de Ensino Superior: Centro Universitário do Pará (PA)
Trabalhos já realizados por meio desta iniciativa
06/04/2010
Mídia educando para a mídia: A educação na televisão brasileira e seu auto-reflexo educomunicacional 06/04/2010
Ciência escolar: Proposta de um blog jornalístico sobre divulgação científica para crianças 06/04/2010
Publicidade de alimentos não-saudáveis voltados para o público infantil: da necessidade de regulamentação expressa 06/04/2010
A criança "adultizada" na publicidade televisiva: Uma análise da recepção infantil 06/04/2010
"Agora eu já entendi tudo": A percepção de crianças de cinco a seis anos sobre as representações de infância na publicidade 06/04/2010
Mídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí/RS 06/04/2010
Criança de papel: as representações da infância nos jornais pernambucanos 27/08/2009
Criança, publicidade e mídia: na periferia juazeirense 27/08/2009
A proposta de restrição legal à publicidade infantil sob a perspectiva ética do "Princípio da Responsabilidade" 27/08/2009
A infância e suas relações com o consumo na perspectiva de publicitários cearenses.