Instituto Alana

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Bolsas de Estudo

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, em parceria com a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), realiza anualmente o Concurso de Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso através do Programa InFormação. Os estudantes contemplados, após um processo de seleção, recebem o apoio mensal no valor de R$ 350,00, durante um semestre, para a realização da pesquisa de graduação, além de acompanhamento virtual do processo através de um e-group criado para troca de informações, sugestões e dúvidas.



Nesta edição foram selecionados 7 estudantes, das 69 inscrições recebidas de mais de 50 instituições de todo o país. Os trabalhos apresentam-se sobre o tema eixo "Criança, Consumo e Mídia" e sobre os subtemas "A relação entre a publicidade e a expansão do consumo das classes C e D no Brasil" e "Desafios para a autorregulamentação da Publicidade". Os trabalhos serão desenvolvidos durante o segundo semestre de 2010.



Para saber mais sobre o processo de seleção e receber sempre novidades do Projeto Criança e Consumo assine nossa newsletter!



Confira os títulos contemplados nesta edição abaixo.



TEMA: CRIANÇA, CONSUMO E MÍDIA



Efeitos persuasivos da mídia: Uma análise das estratégias utilizadas pelas propagandas em programas infantis

por Lucas Soares Caldas

Curso: Psicologia

Orientador: Fábio Iglesias

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Brasília (DF)



Um estudo sobre a construção da imagem da infância brasileira na publicidade voltada ao público adulto

por Ramona Carmelina Heldt

Curso: Comunicação Social - Jornalismo

Orientadora: Saraí Patrícia Schmidt

Instituição de Ensino Superior: Universidade Feevale (RS)



Garotas-Propaganda: Influências da publicidade no comportamento das pré-adolescentes

por Savana de Carvalho Caldas

Curso: Comunicação Social - Jornalismo

Orientador: José Francisco Serafim

Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal da Bahia (BA)





TEMA: A RELAÇÃO ENTRE A PUBLICIDADE E A EXPANSÃO DO CONSUMO DAS CLASSES C E D NO BRASIL



Recepção da publicidade por crianças de classe alta e baixa: da resistência aos cinco anos para a consolidação dos valores de consumo na adolescência

por Thalita Bruck

Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Orientadora: Roseméri Laurindo

Instituição de Ensino Superior: Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC)



O Design Gráfico no desenvolvimento de projetos publicitários para as classes de baixa renda: análise das mídias impressas das lojas de varejo Ricardo Eletro e Casas Bahia

por Thiago Augusto Nicolini Silva

Curso: Design Gráfico

Orientadora: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro

Instituição de Ensino Superior: Universidade do Estado de Minas Gerais (MG)





TEMA: DESAFIOS PARA A AUTORREGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE



Publicidade Infantil: Limites e proibições à luz dos direitos da criança no ordenamento jurídico face à ineficiência da autorregulamentação

por Daniele Freitas da Silva

Curso: Direito

Orientador: Igor Rodrigues Britto

Instituição de Ensino Superior: Faculdade de Direito de Vitória (ES)



A regulação da publicidade dirigida a crianças e adolescentes

por João Marcos Gomes Lessa

Curso: Direito

Orientador: Sandro Alex de Souza Simões

Instituição de Ensino Superior: Centro Universitário do Pará (PA)





Trabalhos já realizados por meio desta iniciativa





06/04/2010
Mídia educando para a mídia: A educação na televisão brasileira e seu auto-reflexo educomunicacional 06/04/2010
Ciência escolar: Proposta de um blog jornalístico sobre divulgação científica para crianças 06/04/2010
Publicidade de alimentos não-saudáveis voltados para o público infantil: da necessidade de regulamentação expressa 06/04/2010
A criança "adultizada" na publicidade televisiva: Uma análise da recepção infantil 06/04/2010
"Agora eu já entendi tudo": A percepção de crianças de cinco a seis anos sobre as representações de infância na publicidade 06/04/2010
Mídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí/RS 06/04/2010
Criança de papel: as representações da infância nos jornais pernambucanos 27/08/2009
Criança, publicidade e mídia: na periferia juazeirense 27/08/2009
A proposta de restrição legal à publicidade infantil sob a perspectiva ética do "Princípio da Responsabilidade" 27/08/2009
A infância e suas relações com o consumo na perspectiva de publicitários cearenses.