Instituto Alana

Instituto Alana
O que é o MULP e quais são suas principais atividades?
O Movimento de Urbanização e Legalização do Pantanal é um movimento de moradores da região que lutam pela urbanização do bairro e legalização das moradias.

De que maneira um morador pode participar do Movimento?
As pessoas podem conhecer e participar dos encontros de representantes de rua, que são abertas também a quem se interessar, e acontecem todo segundo sábado do mês, com espaço cedido pelo Alana.

Em linhas gerais, por que no Jardim Pantanal não existem serviços públicos e qual a relação desta ausência com o fato de a região se tratar de uma APA – Área de Proteção Ambiental?
O poder público alega dificuldade em destinar recursos a infraestrutura da região porque se trata de uma APA. Porém, a legislação ambiental permite a urbanização nestas áreas nas regiões de ocupação consolidadas, dentro das chamadas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).
Além disso, acreditamos que o fato de ser uma APA não justifica a ausência do Estado, pois já existem ocupações consolidadas na região, e cabe ao poder público promover os serviços necessários para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O Estado deve estar a serviço do povo, mas não está. Então o povo deve se organizar para exigir políticas públicas que atendam suas necessidades.

Para saber mais informações sobre o Movimento, entre em contato com Vagner pelo e-mail
vagnermofebri@hotmail.com

Jornal Espaço Alana - 2009